domingo, 6 de novembro de 2011

Vinhos e Adega Climatizada

No meu ultimo aniversário, 04/11, ganhei dos meus pais uma adega climatizada da marca continental para 8 garrafas. Abaixo faço alguns comentários sobre a necessidade de climatização dos vinhos e alguns motivos para se adquirir uma adega climatizada.

Uma das evidências do crescimento do consumo de vinhos no Brasil é a popularização das adegas climatizadas. Temos hoje no mercado diversas marcas disponíveis, bem como modelos com várias capacidades de armazenamento: há desde aquelas para seis garrafas até as para 100 ou 200 garrafas. Há alguns anos a adega climatizada era um produto importado e privilégio de poucos, hoje passou a ser item presente em grande parte das cozinhas.

A adega é um luxo? Um modismo? Um item de ostentação? Acredito até que alguns pensem assim. Entretanto, num país de clima tropical como o nosso, é acessório de primeira necessidade para quem costuma guardar vinhos em casa, ou para aqueles que pretendem estocar por meses e, principalmente, anos vinhos especiais. A adega climatizada é o local ideal para manter o vinho, garantindo a longevidade e a preservação de aromas e sabores.

Alguns detalhes que podem ajudar a quem pretende comprar uma adega para sua casa:

  • Corpo: o olfato é apenas suscetível aos vapores e os vinhos mais encorpados têm um peso molecular maior que os mais leves. Essa é uma das razões pelas quais se degustam os tintos a uma temperatura mais alta que os brancos.
  • Casta: algumas variedades produzem vinhos mais voláteis que outras. Pinot Noir, por exemplo, é mais volátil que a Cabernet Sauvignon, motivo pelo qual os Borgonhas são geralmente servidos mais frescos que os Bordeaux.
  • Tanicidade: tanino é um elemento contido só nos tintos e dá a impressao de travar a boca. Quanto mais baixa a temperatura, mais evidente ele fica, tornando o vinho desagradável se a bebida estiver gelada.
  • Aroma: quanto mais elevada a temperatura, maior a evaporaçao e, conseqüentemente, o perfume se acentua. Este reforço deve ser dosado, pois em muitos brancos o perfume já é naturalmente intenso. Temperaturas elevadas conduzem a uma perda da elegância e do frescor, tornando o vinho fugaz. No sentido oposto, temperaturas excessivamente baixas escondem qualquer aroma que o vinho possa ter.
  • Doçura: a característica é acentuada pelo calor e amenizada com o frio.
O calor e a variação de temperatura são dois dos responsáveis pela lenta e constante degradação da qualidade de um vinho, mais um fator que indica a necessidade de se ter uma adega em casa. Mesmo vinhos de consumo imediato podem ser prejudicados por alguns meses de estocagem em local inadequado. Aliás, vinhos feitos para serem consumidos jovens, ou seja, a maioria dos disponíveis, são, frequentemente, muito mais fáceis de serem deteriorados pelo calor e pela conservação inapropriada. Confesso a vocês que já tomei o mesmo vinho em temperatura ambiente, resfriado na geladeira e em um restaurante que tinha adega climatizada, parece que bebi três vinhos diferentes.

Por fim, algumas considerações baseada em leituras de manuais de vinhos:

  • Você provavelmente vai aumentar seu consumo de vinhos quando adquirir uma adega climatizada.
  • Você não vai ter que se preocupar toda vez que promover uma reunião, jantar ou festa de maior porte em sua casa. Os vinhos já estarão lá, e em condições perfeitas.
  • Se você se decidir por uma adega para poucas garrafas, em muito pouco tempo vai se arrepender e começar a pensar em comprar outra de maior capacidade. Até pela possibilidade de comprar bons vinhos e envelhece-los;
  • Compre uma adega que tenha a garantia de assistência técnica em sua cidade.
  • Avalie o consumo de energia do equipamento. Alguns modelos têm preço de venda mais baixo, mas o consumo de eletricidade é elevado.

Alguns exemplos de temperatura de conservação:




Fica a dica para a aquisição de uma adega, vale a pena, podem acreditar.

Créditos: 

Abraços e boas degustações

Um comentário: