quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cafés



Neste post vou falar sobre o meu café preferido, o Bourbon Amarelo, já tomei muitos cafés por aí, contudo esse é meu preferido. Esta semana estou bebendo aqui em casa o Bourbon Amarelo do Ateliê do Café. Segue abaixo uma descrição do café citado.

A origem do café Bourbon ainda é muito questionada. Alguns historiadores dizem que nasceu por experiência de fecundação por hibridação do café Libéria com o café Comum, realizada pelo Dr.Luiz Pereira Barretto, na fazenda Monte Alegre em Resende – RJ.
As plantas resultantes deste cruzamento eram muito parecidas com uma qualidade de café estudada nas estufas da universidade belga em Bruxelas, conhecida pelo nome Bourbon. E com esse nome passou a ser tratado o novo café desenvolvido pelo Dr. Barreto.
Outros afirmam que o governo brasileiro mandou buscar mudas e sementes na Ilha da Reunião (antiga Bourbon, no oceano Índico), por ter informações de que era mais produtivo e de melhor qualidade que os até então produzidos por aqui.
De qualquer forma, surge no Brasil a variedade Bourbon Amarelo, em referência à coloração da casca dos frutos produzidos, resultado do cruzamento entre as variedades Bourbon vermelha e amarelo de Botucatu.
As plantas de Bourbon vão de 2 a 3 metros de altura, mas apresentam um formato cilíndrico. Os frutos apresentam o mesmo formato do café comum, mas com um tamanho reduzido.
A variedade é muito susceptível a pragas, doenças, e tem também sua produtividade inferior quando comparadas às demais variedades comerciais.
Esta é considerada uma das melhores variedades do mundo para produção de cafés especiais. Seu aroma e sabor adocicado conferem características únicas na xícara.
Porém vale lembrarmos aqui que apenas a variedade não é suficiente para resultar em cafés especiais. O solo, o clima, a altitude da lavoura e os processos de secagem são fundamentais para garantir todas as características e permitir a planta expressar todo seu potencial.
Boa harmonização com sobremesas. Perfeito para ser apreciado no nosso tradicional café com leite.
No espresso, possui excelente crema e sua doçura ganha destaque.

E você, já bebeu este café? Deixe abaixo sua opinião.

Abraço e ate mais.

Bons cafés.

Creditos: http://www.pedecafe.com/post.asp?id=32

Um comentário:

  1. To até ficando com vontade de me dedicar a degustação de cafés!

    Abraços

    ResponderExcluir