terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cafés


Hoje ao iniciar o plantão no samu fui a uma padaria em Barreiros, chegando lá fui surpreendido com uma bela xícara do café Madame d'Orvilliers.




De inicio, quero deixar claro que a extração não foi nem de perto a mais adequado, o grão já estava moído, a atendente não era barista, o tamper foi usado, mais sem muito cuidado, ou seja, não vou ser tão critico com a qualidade, afinal de contas a extração deixou a desejar.
Diante a este fato fui “obrigado” a comprar uma pacote de 250 gramas para fazer em casa do jeito “certo”, ou seja dentro dos padrões de extração. Ate a semana que vem acabo com o Pike Place Rost do Starbucks e aí inicio o consumo dele e faço um post sobre o café.

Abaixo faço um breve histórico sobre este café e sobre quem foi a Madame d'Orvilliers, que cede nome a este café.

A história da chegada do café no Brasil, em 1727, tem a ver com duas importantes figuras: Francisco de Melo Palheta e Madame d'Orvilliers.

Os portugueses compreenderam que a terra do Brasil tinha todas as possibilidades que convinham à cafeicultura. mas infelizmente eles não possuíam nem plantas nem grãos. O governo-geral do Maranhão e Grão-Pará, encontrou um pretexto para enviar Palheta, um jovem oficial, a Guiana Francesa, com uma missão simples: pedir ao governador d’Orvilliers algumas mudas.
O governador d’Orvilliers, seguindo ordens expressas do rei de França, não atende o pedido de Palheta. Então buscou aproximar-se de Madame d'Orvilliers, esposa do governador da Guiana Francesa, acabando por conquistar a sua confiança, e que não resiste por muito tempo aos atrativos do jovem tenente.
Quando Palheta já regressava ao Brasil, Madame d’Orvilliers envia-lhe um ramo de flores onde, dissimuladas pela folhagem, se encontravam escondidas as sementes a partir das quais haveria de crescer o poderoso império brasileiro do café – um episódio bem apropriado para a história deste grão tão sedutor.

Em homenagem a Madame d´Orvilliers surgiu este nobre café!

A Fazenda Império está localizada no Cerrado Mineiro, a primeira região demarcada de café do Brasil, sendo, também, oficialmente, a primeira Indicação Geográfica de Café do Mundo.
O Cerrado Mineiro é uma região que apresenta estações bem definidas, ideal para a produção de cafés de qualidade. A produtividade média do Cerrado é bastante alta em relação às demais regiões produtoras. Toda a tecnologia empregada pela Fazenda Império proporciona a produção de cafés consistentes e de alta qualidade.

Os cafés do Cerrado são extremamente importantes nos “blends” de espresso devido ao seu corpo bastante presente e à doçura acentuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário