terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cafés


Estas são três das minhas cinco maquinas de fazer café, confesso que estou um pouco obcecado, viciado em café, rsrsrs.

À esquerda esta a Dolce gusto da Arno/nescafé, é uma máquina que opera com cápsulas compradas prontas em supermercados e locais especializados, atualmente existem oito tipos de capsula (cafés, Cappuccino quente e Ice e chá gelado, a nescafé esta trazendo para o Brasil algumas novas cápsulas, inclusive comprei e estou esperando chegar uma nova capsula que faz café com leite na mesma capsula. O café feito por esta maquina esta longe, na minha opinião, de ser excelente, a quantidade de água precisa ser feita pelo “tato” do barista caseiro. Trocando em miúdos, da pro gasto, rápida, aquece a água extremamente rápido e tem fácil limpeza. O valor da capsula é um pouco salgado, em torno de 29,90 R$ uma caixa com 16 cafés simples ou 8 cafés elaborados.

No centro esta a minha preferida, trata-se da Café Roma da Ariete, Italiana de origem, proporciona uma pressão de 16 BAR, faz café espresso pelo método tradicional, café moído na hora, prensado com um Tamper de 58 mm no porta filtro. Dia desses já postei a foto de uma xícara de café Tanzania do Starbucks tirado nesta belezura. Demorei bastante tempo (cerca de cinco meses) para conseguir tirar o espresso ideal ao meu paladar. A maquina tem moedor de café integrado dando extrema qualidade ao espresso nela tirado. Esta longe de ser uma maquina profissional, ate porque estas custam em torno de 3 mil reais, contudo, desempenha extremamente bem seu papel.
Como diz um barista amigo meu, tenha água a 95 graus, grão de qualidade moído na hora da extração, tamper e um moinho que seu café sairá muito próximo ao das cafeterias especializadas.
Como vêem, não é nada fácil nem barato fazer um verdadeiro espresso.

A direita esta a french press, conhecida também como cafeteira de pistão. Não faz café espresso, faz café coado, não em queda livre, sim por decantação. O grande segredo desta cafeteira é a moagem do grão, que deve ser bastante grosso, quase arenoso, e a temperatura da água que não pode ferver.
Faz-se assim, coloque água no interior da cafeteira, coloque o café em pó grosso (de acordo com a ABIC uma colher de sopa para cara 100 ml de água), mexa, deixe decantar por 4 minutos e depois coloque a tampa, que se repararem tem um pistão com duas peneiras (filtros) no centro, o café passa pelos filtros e é empurrado para o fundo, ficando em cima um café saboroso, forte e quente.

Bom, espero ter sido claro e ajudado quem deseja como eu tomar um excelente café em casa.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário