Um pouco de historia
Quando se fala de café, dificilmente não lembramos do Starbucks, maior e mais conhecida cafeteria do mundo. Abaixo trago um pouco da historia desta empresa.
No ano passado comentou-se que abriria a primeira cafeteria Starbucks de Santa Catarina, seria no shopping novo de Balneário Camboriu, o boato não se confirmou e a famosa cafeteria segue fora do nosso estado. Quando for a São Paulo não deixe de visitar as lojas, vale muito a pena, cafés saborosos, sobremesas deliciosas. Vale cada centavo gasto. Sem contar que você ainda pode comprar em grãos os cafés que mais gostar; alguns são bem caros (35 reais 250 gramas em media).
Era abril de 1971 quando os amigos Jarry Baldwin, Gordon Bowker e Ziv Siegl decidiram abrir uma cafeteria. Mas não seria uma cafeteria qualquer. Queriam que fosse um lugar especializado na venda de cafés da mais alta qualidade, bem ao estilo europeu, o que ainda não existia nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, com um investimento de US$ 5 mil, abriram a primeira loja Starbucks em Seattle, em frente ao Pike Place Market. Hoje, com 16 mil lojas e 170 mil funcionários espalhados por 44 países, a Starbucks Coffee Company é um império sem precedentes no setor. Mas nem sempre foi assim.
No início, Siegl era o único funcionário. Baldwin e Bowker ainda mantiveram seus empregos regulares por algum tempo, mas, com o sucesso da Starbucks, logo passaram a se dedicar em tempo integral à nova empreitada. A fórmula agradou ao público norte-americano e em 1980 o grupo já contava com quatro lojas. Mas a virada veio mesmo no ano seguinte, com a chegada de Howard Schultz, contratado para cuidar do marketing da empresa. Com um plano ousado, Schultz fez com que o modelo de negócio se consolidasse de vez e, em 1987, convenceu seus patrões a lhe vender a Starbucks, então com 17 filiais, por US$ 3,8 milhões. Nascia aí a maior rede de cafeterias do mundo.
Sob seu comando, a empresa cresceu de uma forma assustadora. Em 2004 já contava com oito mil lojas em todo o mundo, e se expandia a uma média de três novas franquias por dia. Hoje, o número de cafeterias já chega a 16 mil, todas seguindo o mesmo padrão da loja “número 1”, Pequena para os padrões atuais da rede, a loja da Pike Place vive lotada de turistas ávidos pelos tradicionais expressos, cappuccinos e frappuccinos. A diferença é que lá também é possível comprar canecas personalizadas e cafés exclusivos, como o Pike Place Roast. Difícil é ver alguém saindo do estabelecimento de mãos vazias.
Ainda hoje inicio o consumo do Pike Place Roast, café que comprei em setembro quando fui a São Paulo. Logo mais posto as impressões iniciais do grão.
Navegue pelo site http://www.starbucks.com.br/pt-br/ e conheça um pouco mais sofre o mundo do café, seus grãos, suas bebidas, onde encontrar uma loja e muito mais. Indico a visita, muito legal.
E você, ja foi ao Starbucks ? Onde ? Deixe seu recado e suas impressões.
Abraço do Enfermeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário