Abaixo, descrevo alguns termos usados no mundo do café, termos que você poderá ouvir ao ir num local especializado em cafés.
Aproveito para lembrar que estas características somente serão percebidas se o café for bebido sem açúcar, caso contrario esqueça estas percepções.
Aroma
É o cheiro que o café tem. Alguns exemplos de aroma são: de terra, de especiarias, floral, de nozes. Essas fragrâncias distintas estão diretamente ligadas ao sabor em si do café. Lembre-se de que alguns aromas são mais sutis e apresentam até um certo desafio para serem depurados por um provador novato de cafés. Mesmo assim, é importante iniciar suas degustações de café apreciando o seu aroma, já que grande parte do sabor que percebemos deriva do que conseguimos apreender com nosso olfato.
Acidez
Ao nos referirmos à acidez como um termo típico de experimentação de café, não estamos nos referido ao real nível de pH do café, mas apontando uma característica (presente ou não) em determinados cafés que é a de deixar o palato rapidamente limpo de quaisquer vestígios, após ser degustado. Você vai provar e apreender a acidez do café nas partes laterais e na ponta da língua, da mesma forma quando experimentamos a acidez de uma fruta cítrica. Cafés de acidez elevada são descritos como vívidos, adstringentes, mas com passagem rápida pela língua, sem deixar muitos vestígios. Cafés de baixa acidez são mais suaves na boca e seu paladar tende a perdurar mais.
Corpo
É a sensação de “peso” que o café deixa na língua. Ele tem gosto leve ou pronunciado na sua boca? Essa é a sensação que se tem ao compararmos leite integral com leite desnatado. Um café com corpo leve vai parecer de paladar leve na sua língua e seu sabor não perdurará por muito tempo. Em comparação, um café encorpado tem peso na sua língua, e o seu paladar permanecerá por algum tempo. Algumas literaturas chamam essa característica de retrogosto.
Sabor
É o paladar em si do café. Essa característica parece ficar registrada em várias partes da boca. Frutas cítricas, cacau, chocolate e frutas silvestres são apenas alguns dos sabores que você pode detectar em alguns cafés. Alguns desses sabores são de muito fácil identificação, ao passo que outros são mais sutis e menos fáceis de reconhecer. Quando o barista lhe oferecer água com gás em um pequeno copo, aceite e beba, a função da água com gás e "limpar" suas papilas gustativas afim de elevar sua percepção do sabor.
Fica a dica, boa degustação amigos.
Abraços do Enfermeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário